Doença Hemorroidária

hemorroida-interna-externa.jpg

DOENÇA

HEMORROIDÁRIA

As recomendações gerais para o tratamento são as seguintes:

-Dieta com suplementação de fibras é o tratamento primário das hemorroidas sintomáticas.

-Hemorróidas de grau I e II podem realizar procedimento ambulatorial, como ligadura elástica.

-Hemorróidas grau III podem ser tratadas com ligadura elástica, mas se existem dois ou três complexos hemorroidários se recomenda a excisão cirúrgica.

-Pacientes com hemorroidas grau IV ou hemorroidas mistas se recomenda excisão cirúrgica.

-Excisão cirúrgica é recomendada para falhas de procedimentos ambulatoriais, como a ligadura.

-No caso de tromboses hemorroidárias, se recomenda repouso, analgésicos orais ou tópicos e laxativos por 72 horas, antes do tratamento definitivo com excisão cirúrgica.

Os sintomas relacionados com hemorroidas são muito comuns no mundo ocidental e em países industrializados. Embora as estimativas da prevalência variem amplamente e provavelmente sejam imprecisas, já que com frequência sintomas de desconforto em região anal são atribuídos a hemorroidas, milhões de pessoas nos Estados Unidos são acometidas anualmente; no entanto, o número de pacientes com esta doença parece estar diminuindo.

Entre os distúrbios gastrointestinais, as hemorroidas são diagnosticadas em pacientes ambulatoriais com tanta frequência como doença diverticular e somente com menos frequência do que a doença do refluxo gastroesofágico, hérnias de parede abdominal e distúrbios gástricos funcionais como a dispepsia e síndrome do intestino irritável. As complicações mais comuns da doença hemorroidária são sangramento, prolapso do tecido da mucosa, estrangulamento, ulceração e trombose. E os sintomas mais frequentes incluem sangramento, prurido, prolapso dor nos casos de trombose hemorroidária.

As hemorroidas são estruturas vasculares normais de origem no canal anal compostas de tecido de submucosa, fibrovascular e tecido conectivo arteriovenoso que fazem parte do anus-reto. A função do complexo hemorroidário não é completamente compreendida, mas parecem ser importantes para a detecção de plenitude anal e para perceber conteúdos anais. Além disso, elas dão suporte para o fechamento anal facilitar a continência e ajudar a proteger o esfíncter anal de uma lesão durante a defecação. Os complexos hemorroidários normalmente ficam recolhidos nas laterais esquerdas, ântero-lateral direita e nas regiões póstero-lateral direita do canal anal, mas podem ser encontrados em outros locais.

Hemorroidas são classificadas de acordo com sua origem em relação à linha dentada, sendo internas as que se localizam proximalmente à linha denteada e externas as que se localizam distais à linha denteada, que está normalmente localizada cerca de 3 a 4 cm próximos à margem anal. A linha representa o local onde as células epiteliais escamosas derivadas da ectoderme faz interface com as células da mucosa colunar de origem endodermal, e ainda existem as hemorroidas mistas com características tanto de hemorroidas internas e externas. Além de ser a base para categorizar complexos hemorroidários, podemos dividir as hemorroidas em internas, se proximal à linha denteada, externa – se distai à linha de dentado–, ou mista (tanto proximal e distal). As diferentes origens embrionárias levaram a diferentes drenagens vasculares, epitelização e inervação. Os tecidos distais à linha denteada são inervados por nervos somáticos e são mais sensíveis à dor e à irritação do que aqueles que estão localizados mais proximalmente, que recebem inervação simpática ou parassimpática visceral.

Para um complexo hemorroidário se tornar sintomática é incerto o motivo. Em um estudo observacional 39% dos pacientes tinham complexos visivelmente ampliados, mas apenas cerca de metade dos participantes com anormalidades anatômicas eram sintomáticos. Causas potenciais de precipitação de sintomas incluem enfraquecimento dos tecidos de apoio com prolapso das hemorroidas devido às anastomoses arteriovenosas e ao aumento do tônus ou hipertrofia do esfíncter anal interno. Com o início do prolapso do complexo hemorroidário, o retorno venoso pode ser ainda mais comprometido, conduzindo ao edema adicional e danos teciduais.

Os doentes com hemorroidas sintomáticas podem ter pressões anais elevadas em repouso e aumento do tônus, embora o significado deste achado seja incerto.

O risco de doença sintomática é maior o entre as pessoas com aumento da pressão venosa e drenagem venosa alterada (devido à cirrose com ascite, gravidez, esforço frequente ou postura prolongada em pé ou de cócoras), função intestinal anormal (diarreia ou prisão de ventre), anormalidades do colágeno, alterações do assoalho pélvico ou uma baixa ingestão de fibras dietéticas entre pessoas obesas ou sedentárias.

Embora tenha sido sugerido que a ingestão de alimentos picantes agrava os sintomas das hemorroidas, nenhum estudo confirmou esta suposição.